Acabou de alugar um equipamento para o seu projeto e não sabe como cuidar dele? Estamos aqui para ajudá-lo!
Para saber quais são as suas obrigações e os cuidados a ter para devolver o equipamento em excelentes condições, basta continuar a ler!
Neste guia encontrará 8 dicas úteis que lhe permitirão cuidar do equipamento que contratou e assim cumprir todas as obrigações regulamentares previstas no contrato de aluguer.
Contratos de aluguer: a obrigação de cuidar do equipamento
O acordo firmado entre sua empresa e a locadora estabelece regras precisas que devem ser seguidas por ambas as partes.
Entre outras, as obrigações da locadora são a correta manutenção do maquinário e seu bom funcionamento. Depois de receber o equipamento, você deve usá-lo e cuidar dele com diligência e, em seguida, devolvê-lo em perfeitas condições no final do projeto.
Não só você terá que se certificar de que o equipamento funciona como quando o recebeu, mas também terá que mantê-lo adequadamente, realizando também algumas tarefas de manutenção.
8 dicas de como cuidar dos equipamentos de aluguer
Alugar significa economizar tempo e esforço, comprometendo-se a devolver o equipamento alugado nas mesmas condições ideais em que foi recebido. Para evitar custos inesperados e adicionais devido a possíveis danos, veja como cuidar do equipamento recebido.
1# Escolha o equipamento mais adequado para um determinado tipo de trabalho
Uma das principais causas de danos é o uso incorreto do equipamento para uma atividade inadequada. Antes mesmo de escolher o produto que pretende alugar, certifique-se de que é o certo em termos de capacidade, potência ou velocidade. Se preferir, também pode obter aconselhamento da empresa de aluguer, que com a sua experiência saberá aconselhá-lo da melhor forma.
2# Certifique-se de ter escolhido um serviço de aluguer profissional
Embora seja sua obrigação cuidar do equipamento da melhor maneira possível, é igualmente importante que a empresa que o fornece tenha realizado as devidas verificações. Para evitar custos excessivos e o risco de ter que arcar com eles integralmente, preste atenção especial à manutenção do maquinário e se recebeu ou não os trabalhos de manutenção necessários.
3 # Verifique o equipamento antes e depois de cada uso
Muitos acreditam que essa atividade é uma perda de tempo, mas especialistas dizem que é a melhor maneira de evitar danos desnecessários. No caso de uma motosserra, por exemplo, realizar um controle correto do estado das correntes, do combustível e da lubrificação correta também o ajudará a trabalhar com mais eficiência. Além disso, o controle é a melhor ferramenta para cuidar do equipamento, pois permite que pequenas falhas sejam resolvidas imediatamente, antes mesmo que se tornem irreversíveis.
4# Leia atentamente as instruções recebidas
Quase todos os produtos de aluguer vêm com um guia do usuário. Lá você encontrará não apenas as instruções para o uso correto do equipamento, mas também instruções sobre como cuidar dele. Muitos manuais também já mostram os produtos e acessórios a serem utilizados, ajudando você a economizar tempo, mantendo o correto funcionamento do produto.
5 # Faça uma limpeza periódica
É muito importante dar atenção especial à limpeza e aos produtos a serem utilizados para o efeito. Verifique se não há resíduos ou detritos que possam prejudicar o bom funcionamento da máquina. A melhor maneira de cuidar do equipamento e evitar danos ou ferrugem é usando lubrificantes, desengraxantes e produtos corretos.
6# Use acessórios de proteção
Estes últimos nada mais são do que suportes, estojos ou caixas que chegarão com o produto e que servem para proteger o equipamento durante o período de inatividade. Para máquinas de grande porte, podem ser utilizadas lonas de plástico ou tecido à prova d’água, o importante é proteger o equipamento mesmo quando não estiver em uso.
7 # Preste atenção ao armazenamento
Durante o período de uso, você terá que se preocupar com o armazenamento correto do produto recebido. Além de cuidar dos equipamentos e maquinários, você deverá garantir sua proteção e certificar-se de que eles não permaneçam muito tempo ao sol ou em locais onde possam ser danificados.
8 # Verifique atentamente o contrato de aluguer
Não se esqueça de verificar o tipo de contrato que você vai assinar. É aconselhável ler cada cláusula com atenção, mesmo aquelas escritas em letras miúdas e que podem ocultar custos e responsabilidades adicionais.
Nossas conclusões
Se está indeciso e ainda não sabe qual o serviço de aluguer a escolher, saiba que a easyAluguer oferece-lhe uma vasta gama de equipamentos e produtos adequados para todo o tipo de trabalhos. Nossa equipe está sempre disponível para tirar todas as suas dúvidas, temos uma seção inteira dedicada aos treinamentos, e cada previsão de custo é bem detalhada.
Conosco, você nunca terá que se preocupar com o bom estado das máquinas que são verificadas periodicamente por especialistas. Consulte o nosso catálogo e solicite já um orçamento!