As plataformas aéreas são um dos equipamentos de trabalho mais alugados em Portugal.
Por serem muito versáteis, podem ser usados para as mais diversas atividades. Querendo dar alguns exemplos, poderíamos citar a manutenção industrial, obras de construção ou o cuidado de espaços verdes.
São consideradas máquinas potencialmente perigosas, pois levantam pessoas a vários metros de altura. É por isso que é necessário usá-las com segurança e, acima de tudo, realizar uma manutenção correta para monitorar periodicamente o estado das máquinas.
Neste artigo vamos descobrir quais são as manutenções essenciais para plataformas elevatórias.
Inspeção de plataformas elevatórias
A inspeção diária consiste em uma série de verificações que incluem inspeção visual, testes funcionais e de segurança. Tem que ser feito todos os dias pelo operador antes de começar a usar a máquina e sem ninguém no cesto.
A inspeção visual inclui uma busca minuciosa de trincas na estrutura da plataforma ou indícios evidentes de colisões que possam comprometer o funcionamento e a segurança da máquina. A busca por manchas de óleo que possam revelar vazamentos ou quebras no sistema hidráulico e também uma revisão dos pneus. Os níveis de óleo, água e combustível serão controlados, bem como a recarga correta das baterias. Além disso, será feita uma série de verificações nos dispositivos de segurança, como o limitador de braço, os botões de parada de emergência e os estabilizadores.
A manutenção periódica
As manutenções das plataformas elevatórias devem ser registradas em livro de manutenção, incluindo todas as ações, datas, natureza e periodicidade, revisões futuras, pessoas executáveis e a assinatura do responsável pela execução das mesmas.
A manutenção periódica permite manter os mais elevados padrões de funcionalidade e segurança da plataforma. Identifique quaisquer problemas com antecedência e reduza o tempo de inatividade e o número de acidentes.
Isso está descrito, tanto em termos de operações a serem realizadas como frequência e produtos a serem usados, no manual de uso e manutenção fornecido pelo fabricante da máquina.
Esta manutenção inclui a verificação e possivelmente a restauração dos níveis de óleo, a limpeza dos filtros e a verificação do aperto das conexões. Seguem-se as operações de lubrificação e engraxamento de todos os pontos indicados no manual.
A verificação dos pneus, quadro e parafusos completa o ciclo de manutenção periódica, que inclui também a troca completa do óleo hidráulico.
Nossas conclusões
A manutenção é um dos elementos que caracteriza uma locadora profissional e busca a segurança na utilização das máquinas.
As operações de manutenção das plataformas elevatórias são essenciais e garantem a funcionalidade da máquina. Isso também reduz significativamente o risco de avarias ou acidentes de trabalho.