O setor da construção é um dos negócios com maior probabilidade de sucesso e rentabilidade. Isso é estimado por um estudo da Oxford Economics em que prevê que a indústria terá um crescimento de 3,9% ao ano até 2030, atingindo cerca de 15,5 trilhões de dólares por ano.
Ao mesmo tempo, sabemos que é uma indústria que enfrenta constantes mudanças de processos. Por esses motivos, criar uma construtora significa entrar em um setor dinâmico e em constante evolução.
Nos últimos anos em Portugal, a construção tem favorecido a reativação da economia, apostando agora mais do que nunca em projetos orientados para objetivos de desenvolvimento sustentável.
Neste artigo falaremos sobre os passos que precisaremos para montar uma construtora no mercado português e daremos algumas dicas para aumentar sua eficiência, como alugar maquinário de construção ao invés de comprá-lo. . Sem mais delongas, vamos ver como funciona uma construtora.
Neste artigo falaremos sobre os passos que precisaremos para montar uma construtora no mercado português e daremos algumas dicas para aumentar sua eficiência, como alugar maquinário de construção ao invés de comprá-lo. . Sem mais delongas, vamos ver como funciona uma construtora.
Como funciona uma construtora?
É necessário distinguir três macrocategorias dentro da indústria: obras de construção civil, obras civis e obras industriais.
No primeiro caso, referimo-nos à construção de habitações, edifícios residenciais e não residenciais e edifícios públicos. Na segunda, falamos de obras civis como pontes, rodovias, aeroportos e portos. E na terceira, obras industriais, como montagem de equipamentos e usinas de beneficiamento.
Esses projetos podem ser públicos ou privados, dependendo da empresa que neles investe.
As construtoras são as encarregadas de administrar esses empreendimentos por meio de contratos de construção. Esses contratos definem: o prazo de execução, as cláusulas e compromissos entre a construtora e a investidora e o orçamento.
Uma vez definido o projeto, etapa onde será realizado o estudo de viabilidade, passará para a fase de projeto. Aqui serão avaliados fatores como o terreno onde será realizada a construção, as plantas arquitetônicas, estruturais e de instalações.
Para avançar para a fase de construção, terão de ser obtidas licenças de trabalho, tempo e orçamento definidos e metodologia de trabalho e execução especificada.
Agora que temos uma visão ampla de como funciona uma construtora, vamos te contar como criar uma construtora.
Comece sua empresa de construção seguindo estas etapas:
Prepare um plano de negócios para sua construtora
Como qualquer empresa, você também precisará de um plano detalhado.
Você vai precisar que ele esteja muito bem escrito, com as previsões financeiras, a missão e os valores da sua empresa, a estrutura e de quais ativos ou passivos a sua organização será composta. Esta etapa é muito importante, é provável que você tenha que apresentar uma cópia deste plano caso pretenda solicitar financiamento junto a bancos ou qualquer instituição financeira.
Este é o primeiro passo para aprender a precificar seu trabalho. Para fazer estimativas e previsões financeiras, seus preços devem levar em consideração o custo de materiais, mão de obra e lucro.
Estabeleça uma sede de operações para sua empresa
Um escritório para seus funcionários, um depósito para materiais, ferramentas e equipamentos e estacionamento para seus veículos de construção.
Também é verdade que há pessoas que começaram de casa. Você também pode, principalmente nos primeiros tempos, mas à medida que for crescendo, nosso conselho é procurar um site oficial para continuar sua atividade.
Faça tudo legalmente
Dependendo da sua cidade, você precisará saber quais licenças, registros, certificações e autorizações são necessárias para sua empresa de construção.
Talvez o mais fácil seja contar com agências ou assessores para que eles possam acompanhá-lo no processo.
Você precisará descobrir que tipo de seguro você precisa. Você não apenas precisará proteger todos os ativos de sua empresa, mas também precisará se proteger de lesões relacionadas ao trabalho e danos à propriedade do cliente. Certifique-se de que você e sua empresa de construção estão totalmente cobertos.
Reduza custos alugando o maquinário que você precisa
Outra das etapas fundamentais para montar uma construtora será pensar e organizar o financiamento. Você precisará decidir se deseja alugar ou comprar veículos, equipamentos e ferramentas para iniciar seu negócio. Além disso, você terá que pagar contas, se promover e se tiver funcionários, terá que pagar salários. Para iniciar o seu negócio e, caso não tenha dinheiro disponível, terá de solicitar financiamento (aqui voltamos a destacar a importância do ponto 1).
Um conselho? Alugue todo ou a maior parte do equipamento de trabalho. Isso ajudará você a reduzir custos, permitindo que você seja mais competitivo no mercado. O melhor de tudo? Que você pode usar o easyAluguer para alugar todas as suas máquinas de forma simples e fácil.
São muitas as vantagens em alugar máquinas e ferramentas, como bem resumimos aqui.
Nossas conclusões
Apesar de ser um setor bastante competitivo, a construção civil abre muitas portas se o seu negócio for empreender. Seu campo de atuação é tão amplo que sempre surgem boas oportunidades para montar uma construtora.
Concretamente em Portugal é expectável o aumento de projetos sustentáveis, de reabilitação de edifícios e em relação à eficiência energética, pelo que o nosso conselho é seguir nessa direção. Em confirmação disso, o Banco Europeu de Investimento (BEI), que vai mobilizar pelo menos 1 bilião de euros de 2021 a 2030, declarou que não apoia financeiramente projetos que não sejam deste tipo.
Esperamos que esta informação lhe seja útil e que possa aplicá-la durante o seu processo de empreendedorismo no maravilhoso setor da construção.