O aluguer de máquinas está se expandindo lentamente em nosso país em muitos setores, mas em outros países europeus já é uma prática generalizada.
O mercado do aluguer encontra-se altamente desenvolvido no centro e norte do continente, enquanto nos países mais a sul, como Portugal, consolida-se definitivamente como um dos métodos mais utilizados para aquisição de máquinas e equipamentos de trabalho.
Neste artigo vamos descobrir como alugar máquinas na Europa.
Aluguer de máquinas na Europa
Como dissemos anteriormente, os países da Europa Central são aqueles onde a penetração do aluguer é decididamente maior do que em outros países europeus.
Não é por acaso que a França, a Alemanha e o Reino Unido são os mercados de arrendamento mais prósperos em termos de volume de negócios e penetração.
Apesar de volumes significativamente menores em comparação com a Europa Central, mesmo nos países nórdicos há uma excelente penetração de aluguer.
Nos países do sul da Europa, portanto, Itália, Espanha e Portugal, verifica-se uma rápida expansão do aluguer com aumentos significativos em termos de faturação e número de clientes que o utilizam.
Os países do Leste Europeu, onde o aluguer ainda não se consolidou como no resto do continente, fecham o círculo.
Com foco nos setores de uso para máquinas de aluguer, os mais comuns são, sem dúvida, construção, içamento e terraplenagem. Não é por acaso que o Reino Unido, a França e a Alemanha são os três principais países onde os aluguéis nesses setores são particularmente prolíficos.
Os países nórdicos (Suécia, Noruega e Finlândia) também são muito ativos no aluguer de máquinas de construção.
O setor de logística segue de perto, onde os países líderes são Dinamarca, Alemanha e Holanda.
No que diz respeito ao aluguer de camiões e veículos comerciais, os países em que o aluguer é mais difundido são Suécia, França e Espanha. No setor agrícola, o aluguer é usado principalmente na Finlândia, Reino Unido, França e Suécia.
O setor florestal também merece atenção, embora menor do que os anteriores, com países do norte da Europa, como Lituânia, Estônia, Suécia e Finlândia, vendo o uso intenso de máquinas de aluguer.
Tendências europeias
Embora o setor de arrendamento europeu apresente diferenças substanciais em termos de penetração e volume de negócios, existem algumas características bem definidas que os diferentes países têm em comum.
A tendência mais importante é, sem dúvida, o aluguer de máquinas e equipamentos online. Em todos os estados é possível alugar equipamentos de trabalho totalmente online e este novo canal, também graças ao distanciamento ditado pela pandemia, está a gozar de um reconhecimento cada vez maior por parte dos clientes.
Plataformas online e e-commerce
As plataformas online e o comércio eletrónico estão presentes em todos os países europeus e cada vez mais clientes as utilizam.
A propagação do aluguer online está estritamente relacionada com a segunda característica europeia importante, nomeadamente a relativa aos pagamentos.
A tendência do aluguer de máquinas na Europa, sobretudo nos países do centro e norte, é recorrer quase exclusivamente a pagamentos rastreáveis.
A rastreabilidade dos pagamentos, quer através de cartões de crédito, quer de transferências bancárias, é uma das características dos alugueres europeus e está também a decorrer em Portugal. Em muitos países, o dinheiro foi quase completamente eliminado.
Uma terceira característica do aluguer europeu é a que se refere à atualização das frotas de máquinas. A tendência de renovação da frota surge agora com a incorporação de máquinas ecológicas e “inteligentes”. Estes são diferenciados por geolocalização, monitoramento de operação, manutenção preditiva, sistemas inteligentes de bordo. Tudo isso, somado à disseminação da motorização elétrica, permite que o cliente final tenha um gerenciamento mais simples e seguro da máquina.
A terraplanagem e a construção são os dois setores em que o arrendamento está mais desenvolvido. Em Portugal verifica-se uma transição cada vez mais generalizada para o aluguer de curta duração em termos logísticos e uma abertura significativa do setor agrícola.
Aluguer de máquinas em Portugal
Em Portugal, o aluguer de equipamentos de construção tem sido um dos poucos setores que não só manteve o ritmo de trabalho durante o ano e meio da pandemia, como também, em muitos casos, recebeu um aumento para responder à muitas necessidades causadas pela crise sanitária. Isto tem feito com que os parques de aluguer tenham vindo a expandir-se tanto em quantidade como em variedade, com uma gama cada vez mais ampla de produtos para aluguer.
Nossas conclusões
O aluguer de máquinas é um dos canais mais modernos e dinâmicos para a aquisição de equipamentos de trabalho na Europa. Tanto a crise económica de 2008 como a do COVID-19 fizeram com que o utilizador de máquinas prefira cada vez mais recorrer ao aluguer a realizar investimentos pesados na compra de equipamentos que colocam em risco, a médio ou longo prazo, a sobrevivência dos seus negócios.
O dinamismo do serviço permite que os clientes aluguem facilmente pelas plataformas online e paguem com total segurança.
A segurança também é buscada através da atualização constante das frotas de aluguer, para entregar máquinas tecnologicamente avançadas ao cliente.
O desenvolvimento do aluguer europeu assenta nestes três pilares. Mesmo em Portugal está a consolidar-se, um sinal importante da dimensão que o aluguer de equipamento está a adquirir no nosso país.