Os manipuladores telescópicos são uma das máquinas mais alugadas no setor da construção, mas a sua utilização não termina aí. Os elevadores são, de fato, máquinas extremamente versáteis que podem ser usadas para muitos trabalhos e em setores muito diferentes.
Neste artigo veremos o que é um manipulador telescópico e como ele pode ser usado.
Definição de manipulador telescópico
manipulador telescópico é o meio por excelência quando falamos de elevação de materiais ou objetos.
Este tipo de máquina é muito versátil e é capaz de levantar, manusear e posicionar diversos tipos de materiais com precisão. É por isso que é usado em muitos setores: da construção à agricultura, passando pela indústria.
Embora existam diferentes marcas e modelos no mercado, os manipuladores telescópicos se dividem em duas categorias: torre fixa ou torre giratória.
Os manipuladores fixos só podem ser levantados pela frente e são usados principalmente na construção e na agricultura.
Os manipuladores giratórios são usados em locais de construção particularmente difíceis ou trabalhos arriscados, pois podem levantar a carga e girar.
Quais são as partes de um manipulador telescópico
O manipulador telescópico é uma máquina projetada para levantar grandes cargas, por isso potência e robustez são suas principais características, além de ser ágil para se movimentar tanto em terrenos pavimentados quanto em contextos mais acidentados graças à tração nas quatro rodas.
A estrutura é maioritariamente de aço, para suportar até os esforços mais importantes, e é composta pelo corpo da máquina, a cabine, um braço telescópico e o engate rápido para acessórios intercambiáveis.
O corpo da máquina é composto pelo chassi, um sistema de tração nas quatro rodas e um motor potente. A cabine é o coração do elevador onde se encontra o operador, que deve manobrar a máquina com segurança.
O braço telescópico é o elemento que caracteriza a máquina e lhe dá o nome. Este é um braço de extensão de metal resistente que permite transportar a carga em diferentes alturas.
Um engate rápido hidráulico é instalado na extremidade do braço, permitindo que você conecte facilmente os vários acessórios de elevação. Dentre estes, os mais utilizados são garfos, guincho com gancho, guincho, cesta, caçamba e garra.
Campos de Aplicação do Manipulador
A versatilidade conferida pelo braço extensível e a intercambialidade dos acessórios permitem que o manipulador telescópico seja usado para muitas aplicações diferentes.
Um dos principais setores de uso do manipulador telescópico é a construção. De fato, na construção, essas máquinas são usadas em canteiros de obras ou em grandes obras públicas. Eles são usados para mover e colocar materiais de construção, peças pré-moldadas ou materiais a granel, como cascalho ou solo. Neste caso, podem ser utilizados acessórios como garfos, guinchos, ganchos ou baldes.
Na agricultura, por outro lado, o mesmo elevador pode ser usado, graças aos vários acessórios, para diferentes processos, como colheita, manutenção de hortaliças e transporte de toras ou produtos.
Finalmente, no campo industrial, os manipuladores telescópicos encontram seu lugar no setor naval, em aeroportos, em plantas de produção e em tudo relacionado à manutenção de edifícios e plantas industriais.
Alugue um manipulador telescópico
rabalhar com este tipo de máquina envolve necessariamente riscos devido à altura e cargas elevadas. Por isso, o uso seguro é uma prioridade e o uso correto dos estabilizadores pode ajudar o operador a manobrar o elevador.
Alugar um manipulador telescópico com braço fixo por um dia tem uma taxa que começa em cerca de € 60, enquanto o giratório pode custar cerca de duas vezes mais.
A diária tende a diminuir à medida que o período de aluguer aumenta.
Nossas conclusões
O manipulador telescópico é uma das melhores soluções quando se trata de elevação de materiais. Tanto os manipuladores fixos quanto os rotativos são máquinas potentes e versáteis, mas exigem habilidade e segurança nas manobras.
O nosso conselho é alugar manipuladores telescópicos apenas a empresas de aluguer profissionais que possam apoiar o cliente, bem como na escolha do melhor veículo, também em tudo relacionado com a segurança.