Essenciais em armazéns logísticos e em outros setores produtivos, as empilhadeiras tornaram-se as protagonistas do içamento, transporte e armazenamento de carga.
Eficientes e duráveis, essas máquinas permitem a manipulação e o transporte seguro de mercadorias e materiais em todos os contextos em que esse trabalho seja necessário.
Se deseja conhecer os detalhes de como as empilhadeiras funcionam e descobrir como podem tornar seus projetos mais produtivos e eficientes, continue lendo!
O que é uma empilhadeira?
Uma empilhadeira é um veículo pequeno que possui na parte dianteira uma plataforma com garfos que, acionada eletricamente, pode subir e descer. As cargas ou paletes são inseridos nos garfos da plataforma para serem elevados, transportados e armazenados.
As empilhadeiras estão disponíveis em versões elétricas ou a diesel. Algumas dessas máquinas permitem que os operadores se sentem enquanto dirigem e operam a máquina, enquanto outras exigem que o operador esteja em pé.
Graças a uma combinação hidráulica e um sistema de polias, entre outras coisas, elas são capazes de levantar materiais pesados e transportá-los a diferentes distâncias. São comumente usados em armazéns, na construção e em outros locais que precisam transportar grandes quantidades de materiais pesados, reduzindo o tempo e o esforço necessários para levantá-los, movê-los e armazená-los.
Devido às grandes vantagens que oferecem, o aluguer de empilhadeiras e equipamentos similares tornou-se um dos mais procurados no mundo do aluguer de máquinas. Além disso, por meio de plataformas como a easyAluguer, você pode alugá-las em questão de apenas alguns cliques, e também temos unidades nas principais cidades.
Do que é composta?
Uma empilhadeira é composta por uma variedade de componentes necessários para realizar o trabalho de elevação, transporte e armazenamento de mercadorias e cargas em corredores de armazéns logísticos, na construção e em outros contextos.
Podemos diferenciar as partes fundamentais das empilhadeiras, que consistem em:
Chassi
É o componente mais fundamental que forma a base da máquina. Todos os componentes-chave da empilhadeira, incluindo as rodas, o contrapeso e o mastro, estão ligados ao chassi do caminhão.
Contrapeso
Localizado na parte traseira do chassi, é um peso de ferro fundido cujo objetivo é fornecer equilíbrio à máquina quando esta está levantando a carga. Na empilhadeira elétrica, o contrapeso é a bateria de ácido-chumbo.
Mastro
Composto por trilhos verticais, o mastro permite posicionar e elevar as cargas através de cilindros hidráulicos e está equipado com rolos.
Quadro para garfos
É uma placa fixada ao mastro que permite a fixação dos garfos que sobem e descem para transportar as cargas.
Garfos
São um componente fundamental das empilhadeiras, pois permitem pegar as cargas ou paletes para serem empilhados. Quando as cargas não estão paletizadas, são adaptados acessórios que permitem levantar e transportar objetos tubulares ou longos.
Fonte de energia
As empilhadeiras com motores de combustão interna funcionam com combustível diesel, gasolina ou gás liquefeito. As versões elétricas obtêm sua energia de baterias.
Posto de controle do operador
A partir daqui, o operador tem acesso a todas as funções e dispositivos de controle.
Toldo de proteção do operador
É uma estrutura que protege o operador contra quedas acidentais de objetos. Nos casos em que a empilhadeira tenha uma cabine fechada, esse toldo faz parte da estrutura.
Como funciona uma empilhadeira?
A elevação
O sistema hidráulico utiliza uma série de cilindros, pistões e fluidos para poder elevar e baixar as cargas de maneira eficiente. Os pistões hidráulicos estão ligados aos mastros da empilhadeira.
Quando uma empilhadeira é ativada, sua fonte de energia aciona uma bomba hidráulica que ativa uma série de cilindros. Uma vez que os cilindros têm pressão suficiente, a empilhadeira empurra os pistões para cima, levantando o mastro, que se engancha a um conjunto de correntes que movem os garfos para cima e para baixo para elevar e baixar a carga.
Os controles
Para o deslocamento, elevação e armazenamento, as empilhadeiras têm três controles básicos:
O primeiro controle é um mecanismo de direção que aciona as rodas traseiras. Quando o operador gira o volante, as rodas do eixo traseiro giram em vez das rodas dianteiras. A vantagem de ter tração traseira é que permite ao motorista um maior grau de rotação e precisão ao manusear uma carga.
O segundo controle é para levantar a carga. Os controles de elevação usam uma alavanca para mover a carga para cima e para baixo. Empurrando a alavanca de elevação para a frente, a carga se move para cima, enquanto puxando-a para trás, a carga se move para baixo.
O terceiro controle é para deslocar a carga horizontalmente, para frente e para trás. A função de deslocamento horizontal envolve dois cilindros hidráulicos localizados na base do mastro.
O equilíbrio
Os milhares de quilogramas que as empilhadeiras podem levantar e transportar são estabilizados por um contrapeso na parte traseira do veículo. Este componente impede que a carga se mova para trás e que a empilhadeira tombe quando precisa levantar uma carga muito pesada.
Conclusões
As empilhadeiras evoluíram e otimizaram muito desde que foram inventadas no início dos anos 1920. Hoje em dia, são equipamentos essenciais em armazéns logísticos, construção e outros setores produtivos.
Sua capacidade de levantar e mover grandes quantidades de materiais ou mercadorias permite reduzir o tempo e o esforço de trabalho, aumentando a produtividade e eficiência em todas as áreas em que são empregadas.
O aluguer de curto, médio ou longo prazo desses equipamentos é um dos mais populares no setor de aluguer de máquinas.
Na easyAluguer, oferecemos uma grande variedade de empilhadeiras que você pode escolher e alugar em apenas alguns cliques, de qualquer dispositivo e local, optando por buscar a máquina em nossas filiais ou recebê-la em seu local de trabalho.
Escolha o aluguer de empilhadeiras “easy” com a easyAluguer!