O trabalho seguro e eficiente em altura é essencial tanto na construção quanto em outras indústrias. As plataformas elevatórias são as máquinas que desempenham o papel principal em cenários onde é necessário alcançar áreas de trabalho de difícil acesso em altura.
Quando se trata de levantar e mover pessoas, ferramentas ou materiais para a posição de trabalho quando está em áreas inacessíveis em altura, essas máquinas são um instrumento multifuncional para realizar essas tarefas.
Caracterizam-se por serem uma alternativa prática e eficiente às tradicionais escadas, andaimes ou elevadores, oferecendo segurança, conforto e versatilidade. Como existe no mercado uma grande variedade de dispositivos deste tipo que se adaptam às exigências específicas de cada tarefa, optar pelo aluguer de plataformas elevatórias ou similares é uma decisão que permite poupar tempo e dinheiro a quem precisa.
Ao alugar um elevador, devemos considerar a natureza do trabalho para escolher o mais adequado. Propomos aqui um guia de quatro aspectos que você deve considerar ao alugar a plataforma que melhor se adapta às necessidades do seu projeto.
As principais chaves para escolher uma plataforma elevatória
1. A altura total a ser alcançada
Antes de encomendar uma plataforma elevatória ao seu fornecedor de equipamento de aluguer, é essencial que saiba com certeza a altura máxima que necessita atingir para realizar as tarefas. Cada elevador tem suas próprias dimensões e alguns tipos de plataformas são mais adequados para determinadas alturas do que outros. Por exemplo, elevadores de lança articulada ou telescópica podem atingir uma altura maior do que as plataformas de mastro vertical.
2. As características do local de trabalho
Um dos fatores mais importantes a considerar ao escolher a plataforma aérea mais adequada para o seu projeto é o local onde as tarefas serão realizadas. Você deve levar em conta os seguintes pontos:
- Espaços internos ou externos: Se as tarefas forem realizadas em ambientes fechados, você precisará de uma pequena plataforma elevatória, capaz de passar por qualquer porta ou entrada e deixar espaço livre suficiente entre o operador e o teto. Se for ao ar livre, você deve escolher um elevador aéreo resistente às intempéries que se estenda até a altura correta do projeto. Se você usar eletricidade, lembre-se de garantir uma fonte de energia próxima e disponível.
- Obstáculos: Seja em ambientes internos ou externos, provavelmente sempre haverá algum tipo de obstáculo para manobrar a plataforma elevatória. Os obstáculos a serem considerados incluem declives, curvas fechadas, corredores estreitos e árvores. Você deve escolher uma plataforma que seja capaz de superar quaisquer obstáculos que ela possa encontrar.
- Superfície do terreno: Deve estar livre se o terreno exterior for duro, rochoso, relvado ou lamacento e, no interior, se a área de trabalho for plana e lisa. Isso determinará o tipo de elevador traseiro e os pneus a serem escolhidos. Outro aspecto a ter em conta relativamente ao terreno é se o tipo de solo suporta ou não o peso total do equipamento, mais os materiais e operadores.
3. As dimensões do espaço de trabalho
Se as tarefas forem realizadas em ambientes fechados, deve-se levar em consideração a altura entre o piso e o teto, as dimensões das aberturas por onde passará o equipamento e o total de metros quadrados onde a plataforma elevatória ficará para trabalhar. A estas dimensões deve ser adicionado o espaço requerido pelos operadores.
Não se esqueça de pendurar itens como luzes, vigas ou outros obstáculos e, se estiver instalando algo grande, como uma janela ou painel, pode ser necessário mais espaço no deck para manobrar e armazenar ferramentas e materiais. As plataformas menores são ideais para trabalhos que não requerem materiais ou equipamentos volumosos.
4. A capacidade de trabalho necessária
Antes de alugar uma plataforma elevatória, deve ter em conta o número de trabalhadores que irão operar na plataforma e fazer uma estimativa do peso total para determinar a capacidade máxima, bem como o tamanho da plataforma elevatória que o seu projeto requer. Isso evitará que você tenha que devolver ou substituir o elevador por ser subdimensionado, economizando tempo e dinheiro no processo de locação.
A altura dos trabalhadores também pode determinar a área de trabalho disponível no interior, pelo que é aconselhável ter este aspecto em consideração.
Por outro lado, planear as ferramentas e equipamentos, bem como os elementos de segurança que serão incluídos na plataforma de forma a adicioná-los à capacidade total necessária.
Conclusão
No processo de aluguer de uma plataforma elevatória pode solicitar aconselhamento à empresa fornecedora. A easyAluguer, por exemplo, é uma empresa inovadora e profissional que oferece um serviço competente que aconselha os seus clientes antes do aluguer, permitindo-lhes escolher a maquinaria mais adequada para as tarefas que o seu projeto possa exigir.
Você só tem que levar em conta estas quatro chaves que mencionamos anteriormente para poder explicar detalhadamente o tipo de tarefas e as condições nas quais a plataforma aérea deve trabalhar. Assim, você poderá obter o maior benefício que essas ferramentas versáteis e completas podem oferecer.