Procurando dicas sobre como implementar melhor a segurança do trabalho no inverno? Você veio ao lugar certo! Como você bem sabe, as baixas temperaturas, assim como o frio e a geada, são uma séria ameaça à segurança dos trabalhadores.
Então, qual é a melhor maneira de reduzir o risco e manter seu trabalho seguro no inverno? Identificamos e compilamos as dicas mais úteis, listando-as nas linhas a seguir.
Trabalhando em baixas temperaturas: aqueles com maior risco
Trabalhar durante os períodos de inverno, tanto em ambientes internos quanto externos, significa expor os trabalhadores a condições climáticas adversas. As baixas temperaturas afetam muito a atividade de trabalho e podem diminuir a concentração ou as habilidades motoras.
As partes mais sensíveis são, sem dúvida, as extremidades do corpo, como as mãos, os pés e a cabeça. O frio extremo pode causar diminuição ou diminuição do fluxo sanguíneo, com consequências negativas para a destreza e possível perda de sensibilidade. Não só você terá que avaliar adequadamente as condições externas do local de trabalho, mas também terá que prestar atenção especial à condição física dos trabalhadores. A segurança no trabalho no inverno é, portanto, composta por vários elementos, subjetivos e objetivos.
As pessoas em maior risco são aquelas que têm mais de 55 anos e já têm uma doença pré-existente, como asma, diabetes ou doença cardiovascular. Mesmo aqueles que fazem uso excessivo de álcool ou tabaco são considerados sujeitos vulneráveis e nos quais a exposição prolongada ao frio pode causar doenças do trato respiratório, sistema nervoso periférico ou qualquer reumatismo.
Medidas preventivas para a segurança do trabalho no inverno
Mesmo antes de aceitar ou iniciar um projeto de inverno, as seguintes medidas preventivas devem ser asseguradas:
Boa visibilidade
Os dias de inverno são mais curtos e isso significa que por algumas horas do dia existe o risco de trabalhar em condições de pouca luz. Embora este problema não seja tão relevante para o trabalho a ser realizado no interior, para quem utiliza a máquina no exterior existe um risco maior de colisão ou lesão. Para promover a segurança, é importante iluminar adequadamente a área de trabalho, adquirir roupas apropriadas para os trabalhadores e equipar as máquinas com luzes e sinalizações refletivas.
Boa organização
Durante o período de inverno, você precisa prestar mais atenção ao horário de trabalho durante o dia. Tendo em conta a fraca iluminação, como referido anteriormente, é importante organizar correctamente os trabalhos mais pesados, planeando-os nas horas mais quentes. Igualmente importante é também o tempo de pausa e gestão de turnos para não cansar muito o operador.
Escolhendo o maquinário certo
Se você já trabalhou em condições climáticas adversas, sabe o quanto é importante investir em máquinas e ferramentas duráveis feitas com materiais de qualidade. Deve ser capaz de resistir ao gelo e à chuva, garantindo a segurança do trabalho no inverno mesmo em terrenos escorregadios. Existem máquinas no mercado equipadas com assentos aquecidos e controles com isolamento térmico.
Há também tapetes isolantes que você pode usar como amortecedores para que todo o trabalho possa ser feito em um só lugar. Além disso, em condições de vento forte ou chuva, pode ser útil construir uma estrutura temporária que proteja tanto os equipamentos quanto os trabalhadores.
Nossas conclusões
Além da instrução adequada sobre o uso dos equipamentos, também é importante dedicar tempo à segurança do trabalho. Muitas grandes empresas têm seções separadas inteiramente dedicadas ao monitoramento e conformidade com as medidas de segurança. Se tiver dúvidas, ou simplesmente quiser saber quais são as melhores máquinas para o trabalho de inverno, a easyAluguer está à sua inteira disposição. No nosso site encontrará uma vasta seleção de produtos a preços realmente vantajosos!